Participação em Antologia

- Mil poemas para Gonçalves Dias - Univ. Federal do Maranhão - http://issuu.com/leovaz/docs/mil_poemas1a_-_parte_1

sábado, 18 de maio de 2013

Renovando as energias e proporcionando melhor qualidade de vida!

Dando continuidade as atividades culturais que desenvolvo desde 2007, sem fins lucrativos, através de Projetos voltados para a melhor idade no município de Mesquita, na bela manha da ultima quarta-feira, 15 de maio, coordenamos e realizamos um agradável passeio com um grupo de 45 jovens idosas, moradoras dos bairros de Banco de Areia, São Sebastião e Vila Emil.
Desta vez, conhecemos dois lindos cartões postais que foram cenários históricos ocorridos no estado do Rio de Janeiro envolvendo o Brasil, a França e Portugal: o Cristo Redentor e o Forte de São João.


A nossa aventura começa às 06h30 com destino ao Cosme Velho, cujo embarque no trem do corcovado está agendado para as 10 horas que nos conduzirá ao cume do morro do Corcovado.
A linha férrea, que corta toda a mata atlântica urbana, foi inaugurada no dia 9 de outubro de 1884, pelo imperador Dom Pedro II. O trajeto tem a duração de aproximadamente 20 minutos, passando pelas estações do Morro do Inglês, Silvestre, Paineiras e Cristo Redentor. 



Situado no topo do Morro do Corcovado, no bairro do Alto da Boa Vista, a 709 metros acima do nível do mar, o Cristo Redentor é um monumento que retrata Jesus Cristo. Construído em concreto armado e revestido de pedra sabão foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931, no governo de Getúlio Vargas.  Na sua base há uma charmosa capela de Nossa Senhora Aparecida. 


Há inúmeras controvérsias acerca de o Cristo Redentor ter sido um presente dado pelos franceses ao Brasil, pela qualidade assemelhada a estátua da Liberdade. Deixo as “polêmicas” de lado e concluo que é um dos pontos turísticos mais lindos e mais visitados do Brasil e, em 2007, foi eleito uma das sete maravilhas do mundo.


Logo após, nos dirigimos para uma linda praia localizada no interior da Fortaleza de São João, entre o Morro Cara de Cão e o Pão de Açúcar, local onde Estácio de Sá ancorou e desembarcou no Rio de Janeiro: A praia de fora.
Sendo sobrinho de Mem de Sá, Governador Geral do Brasil, Estácio de Sá foi incumbido de fundar uma cidade nas terras da Guanabara e expulsar definitivamente os invasores franceses que permaneciam na Baía de Guanabara.




Diante de tantas dificuldades encontradas no início da colonização, Estácio de Sá contou com reforços da Capitania de São Vicente e o auxilio dos jesuítas. Dentre eles o Padre Anchieta e Manoel da Nóbrega que conseguiram reunir uma força de ataque suficiente para o cumprimento da missão.
Foi no dia 1° de março de 1565, naquele terreno plano entre os Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar, que Estácio de Sá fundava a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.




Com intuito de fortalecer os Princípios Básicos de cultuar a Paz, respeitando os direitos e deveres do ser humano, as diversidades de raça, gênero, etnia, sexual, usando a liberdade de expressão, mas com respeito à dignidade alheia, procurei contribuir para que essas jovens idosas tivessem acesso à cultura e exercessem a sua cidadania, desenvolvendo e fortalecendo ações de responsabilidades.
Aproveitando da oportunidade agradeço o apoio cultural das pessoas e Instituições que acreditaram no meu propósito e compartilharam da idéia para a sua realização:
Primeiramente, a Deus por conceder-me a vida e a energia para continuar caminhando, nesta estrada; aos meus pais, grandes responsáveis pela a minha chegada ao mundo e os degraus que alcancei através dos seus valiosos ensinamentos; a minha mãe Nádia Man Fu, possuidora de um carisma inigualável e grande liderança entre as jovens idosas; e a minha esposa Fernanda Estebanez que, de forma carinhosa e profunda dedicação, soube me apoiar nos momentos mais difíceis.


 - Diviné Academie Française des Arts, Lettres et Culture – Paris - http://www.divineacademie.org – ocupa um lugar privilegiado dentro da defesa, encorajamento e promoção da Cultura Brasileira na França e da Cultura Francesa no Brasil e no mundo, através das Artes, Letras e Cultura na pessoa da Senhora Presidente Madame Diva Pavesi.
- Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais (InBrasCI) http://inbrasci.blogspot.com.br que tem como objetivo aflorar a paz interior nas pessoas, através do culto, incremento à divulgação da Cultura brasileira e dos diversos povos, sem qualquer vinculações sectárias, filosóficas, políticas ou religiosas na pessoa da Senhora Presidente Marilza Albuquerque de Castro e o Senhor Segundo Vice-Presidente Elvandro Burity.
- Centro de Capacitação Física do Exército e Fortaleza de São João - http://www.ccfex.ensino.eb.brárea Militar, que faz parte do complexo e Sítio Histórico da Fortaleza de São João, na pessoa dos Senhores Major Viveiros, Chefe de Comunicação Social do CCFEx e o Subtenente Edir, Adjunto do Chefe.




Alexander Man Fu

Um comentário: